The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Julião Sarmento

Ver a exposição de Julião Sarmento em Serralves foi levemente perturbador para mim, logo desde a primeira sala e do primeiro vídeo, uma mulher a tirar os sapatos enquanto lia um texto que não consegui decifrar. Num relance percebe-se que é uma espécie de strip tease, que ao longo do texto ela vai ficar nua e, sabendo isso, percebe-se que é um cliché, em todos os sentidos possíveis, principalmente aqueles que irritam as minhas amigas feministas (que não suportam a obra de Julião Sarmento).

Dei a volta às salas, e de vez em quando apareciam umas mulheres de cera ou resina, sem cabeça, cobertas por combinações pretas. Uma delas dobrada sobre uma mesa de madeira clara, de pernas abertas como num vídeo do Taveira.

Ao voltar à primeira sala, a mulher já estava de cuecas, o resto da roupa numa pilha arrumada em camadas. Sentou-se na cadeira com uma ar impaciente e o filme acabou. O cliché podia ter terminado ali, mas eu conhecia-a de vista das Belas Artes onde foi aluna há uns anos. Também a via em revistas e outdoors. Aparecia na ficha técnica do filme como modelo.

Saber que aquela mulher, projectada nas paredes do Museu de Serralves, tinha um curso de Artes Plásticas perturbou-me um pouco. Parecia uma actualização da velha boca das Guerrilla Girls: será que uma mulher, uma artista, tem que tirar a roupa para aparecer num museu?

Na história das artes, há muitas artistas que também trabalharam como modelos, orgulhosamente, mas neste caso, onde também se mostravam vídeos com estrelas porno, por exemplo, a relação era distinta, não se tratava propriamente de uma emancipação, ou sequer de uma provocação. Um homem que tem meios para produzir e pagar por uma arte que se parece com as fantasias de um homem. Não do modo inconsciente  com que isso foi feito ao longo de toda a história da arte e da política, mas de um modo estudado mas inconsequente, como alguém que gosta de dizer palavrões em ocasiões sociais, para mostrar (mais uma vez) a amigos que já o conhecem que está acima daquilo tudo.

Anúncios

Filed under: Arte, Crítica, Cultura

3 Responses

  1. Agradeço o seu comentário. Seria também interessante ler a opinião das suas amigas. Um aspeto ligado ao que refere e que me parece igualmente relevante é pura e simplesmente a falta de qualidade da exposição de um dos artistas portugueses mais elogiados e propagandeados. O facilitismo das obras, a sua vacuidade, a total falta de inspiração – exceptuando-se alguns trabalhos dos anos 70 e 80 – e a gorada tentativa de fazer a ligação a alguns grandes nomes estrangeiros (na sala dos múltiplos) foram a grande desilusão da minha recente visita a Serralves. Digo isto sem qualquer aversão ao trabalho deste artista de que aprecio vários quadros dos anos 80 (sub-representados nesta mostra). Teria gostado de ver a sua anterior exposição antológica em Serralves.
    Nem a bela instalação de Bunga ou as fotos de Diana Carvalho chegaram a compensar a sensação de aposta falhada. Sabemos que há por vezes altos e baixos na produção artística ou cultural e este não seria um caso relevante se não fosse o consenso institucional e crítico à volta deste artista e o bom nome dos curadores envolvidos.

    Saber que o Museu de Serralves fecha às 17 h durante a semana devido aos cortes orçamentais foi mais uma má notícia.

  2. Diana Sofia diz:

    podia-me dizer qual o nome deste quadro?
    https://www.google.pt/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=649&q=juli%C3%A3o+sarmento&oq=juliao&gs_l=img.3.0.0l4j0i24l6.3112.4238.0.5842.6.5.0.1.1.0.114.523.1j4.5.0…0.0…1ac.1.5.img.PdjR4B_UxN4#imgrc=0fXsXzVQKvsjAM%3A%3BZ8DClkUTiu1rqM%3Bhttp%253A%252F%252F1.bp.blogspot.com%252F_ldf9cB1oYXA%252FTOMNf3Bz8QI%252FAAAAAAAAAEk%252FhggMiHQjXUY%252Fs1600%252FP1696.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fms-hunt.blogspot.com%252F2010%252F11%252Fjuliao-sarmento.html%3B500%3B300
    é que nao encontro em lado nenhum .

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: