The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Crise de Identidade

Resumindo o que já escrevi em outros textos: as artes, incluindo o design ou a arquitectura, não têm ferramentas para enfrentar esta crise. Porquê? Porque são, neste momento estruturas de serviços onde anomalias como a precariedade, o estágio e o resto se tornaram banais e até identitárias.

Mesmo as artes plásticas são neste momento um serviço. Se ainda se distingue o design e a arquitectura dizendo que resolvem um problema enquanto as artes fazem outra coisa qualquer, a partir do momento em que se vulgarizou a ideia de uma arte site-specific, concebida para um local ou evento particular, onde os artistas e as artes se articulam dentro de estruturas que em larga medida os ultrapassam (financeiras, legais, curatoriais), a sua autonomia é a da peça de lego.

Alguém dirá, sem dúvida, que nada disto é novo, que os artistas sempre aceitaram encomendas. Não é um contra-argumento, apenas a confirmação que o problema é antigo. A arte como um serviço, concebida, exibida e gerida e estruturas empresariais, já data desde os anos sessenta. Como foi demonstrado por Alexander Alberro, a Arte Conceptual não se opunha à lógica do capitalismo, mas interiorizava os seus mecanismos e a sua identidade. Era uma arte concebida para monumentalizar um novo capitalismo científico e informatizado.

Assim, para produzir uma arte, um design ou uma arquitectura que sejam eficazmente políticas será necessário conceber ou recuperar estruturas, métodos e identidades alternativas às dominantes para cada uma destas áreas – o que não é difícil, o designer, o atista ou o arquitecto ideal nem sempre foi um empresário.

Anúncios

Filed under: Arquitectura, Arte, Crítica, Cultura, curadoria, Design, Economia, Política

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: