The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Design e Austeridade

Ando a ler sobre as políticas de austeridade inglesas do pós-guerra e o modo como se relacionaram com o design. A Inglaterra saiu do conflito endividada e a estratégia passou pelas exportações. Criou-se toda uma gama de produtos dirigidos ao estrangeiro, o que provocou bastantes protestos e instabilidade social num país condenado a assumir como desígnio nacional objectos a que não tinha acesso. Mas também havia a necessidade da reconstruir, que não era apenas logística mas social, tentando manter a coesão conseguida durante a guerra, e contrabalançar a reintegração de uma população mobilizada. Assim, houve uma política de design dirigida também para dentro, que procurava a fiabilidade e qualidade e não o luxo e a exclusividade. Tudo em Austerity, optimism: modern typography in britain after the war, de Paul Stiff, publicado em Typography Papers 8, Hyphen press.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: