The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Alhos e Bugalhos, ©@®@lhos.

Pelos vistos, há gente, a do costume, que acha uma contradição Mário Soares defender um serviço nacional de saúde e estar internado numa clínica privada. Devia ser óbvio que preferir sempre usar um hospital público não é a mesma coisa que ir sempre comprar os legumes à mercearia da esquina, que tantas dificuldades tem a fazer concorrência contra as grandes superfícies. Não é daqueles casos em que usá-lo é dar-lhe uma esmolinha.

O sistema público de saúde é mantido pelos impostos de todos (ou devia ser, mas já lá vamos), não pela preferência do consumidor; se Mário Soares paga os seus impostos e se acredita que uma parte deles deve sustentar esse sistema é quanto basta. Não é obrigado a usá-lo. Se quiser fazer mais do que a sua parte, pode sempre doar dinheiro, fazer voluntariado, etc. Pode-se argumentar que seria uma boa publicidade uma figura pública como ele usar sempre o serviço nacional de saúde, mas não passaria disso, de publicidade. E se não se acredita no SNS como uma empresa que precisa de alcançar e manter uma posição de mercado fazendo concorrência, até a ideia de publicidade parece uma corrupção da sua natureza.

Vejamos um caso semelhante, mas oposto: Alexandre Soares dos Santos que acha uma contradição o serviço nacional de saúde ter-lhe instalado gratuitamente um pacemaker. Se o pacemaker não lhe custou nada a ele, custou a todos os contribuintes que pagam os seus impostos em Portugal (e não na Holanda, por exemplo). Essa é a contradição: que o Estado Português permita a alguém que usa de mão de obra barata portuguesa, que usa estradas portuguesas, hospitais portugueses, e tudo o mais, pague os seus impostos em outro país, não contribuindo tudo o que poderia para esses bens comuns. E ainda por cima preparando-se para abrir o seu próprio negócio de clínicas privadas, etc.

A questão não é usar ou não o SNS, mas permitir que todos os outros o façam.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: