The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Ler à bruta

Já quase arrumei as avaliações semestrais, o que implicou ler de manhã à noite, exames, trabalhos, relatórios, uma ou outra tese mais urgente. Já nem falo dos mails e das coisas mais burocráticas. Ler. Em doses industriais. E sem grande prazer na leitura. Apenas para que um olho humano avalie a torrente de textos que o ensino de artes pós-bolonha segrega. E, quando não se está a ler ou a escrever, está-se a dar entrevistas, que alguém há-de ler, talvez até eu.

É um ensino que se aproxima dos serviços, do secretariado (no caso dos designers e mesmo de muitos artistas), da gestão (no caso da curadoria). E não se limita a treinar mas aproveita desde já esses serviços porque é um serviço.

Licenciaturas, mestrados, doutoramentos, tudo a produzir texto em doses industriais, inutilmente, como uma máquina kafkiana, borgiana, circularmente, texto citando texto, cumprindo norma, que cita texto, que cria precedente, mas cita texto, com uma velocidade e um batimento quase sanguíneos.

Para quem ainda gosta de ler, é uma tarefa monstruosa, monumental apenas pelo desperdício.

A alternativa é ler, simplesmente, inutilmente, à selvagem, policiais e revistas Disney, sobre rock português, o facebook, sem saber para quê ou porquê, desde que não possa ser útil ou sério, economia, política, cinema. Assuntos estranhos, que caiam em cima da burocracia como uma gota de Fairy sobre gordura, que sejam líricos e embaraçosos, que sejam rigorosos a propósito de nada. Que sejam demasiado curtos ou demasiado longos. Que tenham um interesse que não encaixa de todo num currículo sério – o equivalente em prosa a uma tatuagem acima do colarinho.

Anúncios

Filed under: Crítica

One Response

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: