The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Fazer Caixinha

Aspen, Magazine in a Box #4

Aspen, Magazine in a Box #4

Já andava atrás de uma há anos. Não é difícil encontrá-las. O difícil é encontrá-las por um preço acessível. Hoje o carteiro trouxe-me finalmente a minha Aspen. Uma caixa de papelão com outra caixa, mais antiga, lá dentro. Mais rasa do que estava à espera, cerca de dois centímetros, mas quase do tamanho de uma revista e parecendo-se bastante com uma, descontando o facto óbvio de ser uma caixa (tem numeração e lombada).

Este é o quarto número, de 1967, sobre McLuhan com design do seu parceiro habitual nestas coisas, Fiore. Lá dentro tem excertos do novo livro dos dois, posters, flexidiscs, e ainda um monte de propaganda turística que não sei se vinha com a revista se foi guardada na caixa pelo antigo dono (o vendedor não esclarece).

A Aspen foi pioneira da moda das publicações em caixa, envelope ou arquivador dos anos 70. Veja-se o catálogo da Alternativa Zero cá em Portugal, por exemplo. Era uma ideia democrática de tornar um livro numa obra aberta, não hierárquica, determinada mais pelo leitor do que pelo autor – seria no número seguinte da Aspen que Barthes publicaria pela primeira vez o seu ensaio sobre a morte do autor, ainda em 1967.

A ideia de distribuir uma revista como um monte de peças soltas dentro de um contentor qualquer não andava muito longe do modo como as revistas ainda eram distribuídas na altura, como fascículos para serem recolhidos em volumes.

Hoje, a tendência continua, em revistas como a McSweeney’s, distribuída em caixas, caixas de charutos, em forma de cabeça, de plástico, ou em alguma publicações de Chris Ware.

(A minha fiel Lumix avariou. As fotos são as do eBay.)

aspen01

Anúncios

Filed under: Crítica

3 Responses

  1. Boa! A revista ‘e altamente e os conteúdos estão disponíveis online http://www.ubu.com/aspen/ (tanto textos como audio e vídeo) mas ‘e outra experiência ter o objecto. Para quem se quiser contentar em ver (e estiver por perto), est’a em exposição na Whitechapel 🙂 http://www.whitechapelgallery.org/exhibitions/aspen-magazine-1965-1971

  2. hugo m s diz:

    sem esquecer a OU do henri chopin; em portugal o catálogo “operação” com capas do joão vieira, ainda mais incrível que o da alternativa zero. és um cabrão mário, também quero.

  3. […] da Aspen e por isso decidi deixar aqui um site que encontrei num dos comentários ao post  Fazer Caixinha no blog de Mário Moura, The Ressabiator. Aqui todos os conteúdos de todos os números da […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: