The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Publicidade não endereçada, não obrigado

toyota

Depois do cacilheiro apareceu um Toyota da Joana Vasconcelos. Edição limitada a cinco exemplares. Preço só revelado a quem encomenda. Diz Bruno Galante, do departamento de comunicação e marketing da marca: “Estes exemplares podem vir a tornar-se nos mais valiosos que a marca produziu, pelo facto de serem obras de arte.” E qual é o problema?

Se fosse apenas o da artista andar a vender carros, nenhum. Já se faz há muito tempo. Parece que há uns anos a família Picasso processou o Loulou e o Kiki Picasso dos Bazooka para que o nome pudesse ser usado num modelo da Citröen. E já se faz destes modelos limitados desde os Delaunay (pelo menos).

Se fosse apenas o artista andar a fazer design, tirando trabalho aos designers, tenham juízo. Isto não é exactamente design ou sequer publicidade, apenas decoração. Se fosse um designer a fazer o mesmo, seria igualmente decoração. Poderia ser mais ou menos bonita, mais ou menos bem feita, mas sempre decoração. Não faz diferença a formação de quem a faz.

E não me escandaliza que esta artista se venda, porque não espero outra coisa dela.

Escandaliza-me que o P3 trate isto como uma notícia ao mesmo nível dos estágios não-remunerados ou do desemprego jovem ou das asneiras do Ulrich ou da Jonet. Não se pode estar em crise, crise total, e gastar-se tempo de antena com merdas de luxo como se isso fosse uma notícia.

Isto é pura e simplesmente transmissão de valores ideológicos como se fossem uma notícia. Não me chateia que se vendam ou se publicitem carros de luxo, desde que isso seja, assumidamente, publicidade paga e identificada como tal. Agora, uma artista a fazer carros de luxo, isso não é notícia nenhuma. Até porque segundo essas mesmas notícias não há necessidade de noticiar decentemente a cultura em Portugal. E se não a querem noticiar decentemente não a noticiem indecentemente. Façam o vosso trabalho, contratem mais jornalistas, paguem-lhes, e assim talvez as vossas notícias deixem de ser press releases.

Anúncios

Filed under: Arte, Crítica, Cultura, Design

6 Responses

  1. saoestesosdiasAndreia diz:

    Mário,
    há muito que o P3 é zero. Não existe qualquer filtro, muito menos jornalístico. Esta “notícia” é apenas mais uma, igual a tantas outras, como por exemplo aquela que tratava do “fantástico”, “empreendedor” e “criativo” projecto de duas arquitectas para abrigos móveis e “sustentáveis”, para os se abrigo de Lisboa.
    O P3 não passa de um espaço de copy/paste, metido a pseudo-intelectual criativo destacável de um jornal, também ele já podre… É a Sociedade do Espectáculo do Débord no seu melhor!

  2. “Joana Vasconcelos desenha lasanha de carne de vaca que afinal é de carne de cavalo” – brevemente, num jornal perto de si.

  3. Pedro diz:

    Por instantes pensei que fosse mais um rasgo de gênio da Agatha Prada. Estarei eu inconvenientemente a associar uma pessoa à outra?
    Com certeza terão muito em comum, mais não seja terem tanto por onde mostrar e tão pouco para dizer.

  4. mais uma prova de que o protagonismo da joaninha nada tem a ver com arte….
    quanto à notícia, não sendo leitor assíduo da P3 confesso tinha a ideia de que a filtragem editorial era mais conscenciosa…
    é incrível como tudo o que se relaciona com a joaninha se torna triste…

  5. a primeira comentadora “tirou-me” o comentário da boca
    parabéns pela posta e pelo blogue

  6. […] Detalhes em The Ressabiator – Publicidade não endereçada, não obrigado […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: