The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

O Photobook Infantil

photobook infantil 01

Nos últimos dez anos o photobook tem sido um formato na moda. Têm-se multiplicado as publicações sobre o assunto, os artigos, as teses e os próprios photobooks, cujo preço, de novos e velhos, tem atingido valores astronómicos. Mas se a procura é muita e a produção maior, ainda assim os seus temas são poucos: documentário, denúncia política, sexo, glamour, ruína. Tudo temas que poderíamos adjectivar como “adultos”.

Ora há pouco tempo dei com este álbum num alfarrabista, da autoria de Alexis Peiry (texto) e Suzi Pilet (fotos), um casal suíço que dedicou uma série de photobooks às aventuras de Amadou, uma marioneta de cabelo eriçado.photobook infantil 07 photobook infantil 06

photobook infantil 02

É um livro que parece oscilar entre estados e géneros. Documental e juvenil, solitário e ingénuo.

photobook infantil 04

No meio das fotos a preto e branco do boneco subindo a montanha com o seu cão, por exemplo, mostra-se sobre uma foto o  trajecto da sua escalada.

photobook infantil 03

Há ao mesmo tempo uma tristeza um pouco confrangedora nas imagens deste manequim solitário no meio das escarpas quase abstractas, uma sensação que não seria possível fazer um livro tão contemplativo nos dias de hoje. A foto final do livro com a marioneta visitando a cruz que marca o túmulo de um colega só o confirma. Hoje seria mais provável encontrar um aviso dos perigos da escalada mas nada tão concreto quanto isto.photobook infantil 05

Anúncios

Filed under: Fotografia, Ilustração

2 Responses

  1. Editar livros para crianças com imagens fotográficas levanta sempre a questão do realismo vs o imaginário, ou seja do realismo da fotografia (frieza objectiva e referencial à uma realidade externa) vs o imaginário de uma realidade furada pela elasticidade dessa referência externa (um desenho é sempre menos objectivo, mais “desfocado”, mais aberto a uma pluralidade de interpretações, de sensações, de significados). No caso de “Amadou Alpiniste” a vertente documental/didáctica é aquela que acaba por dictar a razão de ser da fotografia no livro (as páginas dedicadas ao percurso na montanha são o pico dessa translação para o lado da montanha; é a “voz” da montanha, da natureza). O debate realismo/imaginário não é afinal um debate muito difícil de resolver para as crianças. Eles fazem facilmente a diferença entre imagem fotográfica e ilustração, e com subtilezas; dependendo do contexto, confirmem e argumentam que uma imagem fotográfica não é a mesma coisa que uma imagem cinematográfica (uma criança de 7 anos). Mas introduzem sempre elementos de fantasia a partir do momento que uma realidade é contada. Ou seja, ficcionada. A primeira coisa que eles perguntam (aos outros e a eles próprios) é o grau de ficção/verdade. Se isso é “verdade” (se aconteceu mesmo) ou se é “ficcional” (se é uma “historia”). É exatamente nessa fase que se forma a aprendizagem do bem e do mal. Isso não quer dizer que o que é “real” é bom e o que é “ficcionado” é mal. Quer só dizer que a nossa forma de pensar, dicotómica, entre o bem e o mal, o mais e o menos, o preto e o branco, o pro e o contra tem raízes estruturais. “Se não é uma coisa, é outra” (mais tarde, aprendemos que não é necessariamente o seu contrario).
    Sinto que é nesse “buraco” entre o acontecimento e a sua narração que continuamos a vida toda a tentar lembrar-nós da nossa relação com o mundo.
    De livros para crianças que usam de fotografias, gostaria de assinalar este: “Bazar Bizarre”, de Jean Lecointre, Editions Thierry Magnier. É um livro que usa a fotomontagem como matriz semantica (ou vice versa).

  2. […] Amadou Alpiniste, um photobook infantil com a história melancólica de uma marionete que sobe a uma montanha para depositar flores no […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: