The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Casa de Ferreiro

Na era pós-Bolonha, fala-se muito do design como área científica e o que significa realmente isso? Na prática significa que a administração de uma instituição dedicada ao ensino de design (artes) se torna igual à das ciências exactas. A ciência é aqui um sinónimo de avaliação de desempenho, de progressão de carreira, papers, etc. Resumindo numa palavra: burocracia.

Se não, vejamos. Ainda há pouco alguém me perguntava o que eu achava de certa universidade escolher um novo logotipo sem consultar os departamentos de design ou de outra ter encomendado a um designer uma capa-tipo para as teses de mestrado e doutoramento (também sem falar com ninguém dos departamentos, pelo menos oficialmente).

Se o design fosse realmente uma área científica, alguém que decidisse fazer uma tese prática sobre publicação ou layout teria toda a liberdade para fazer a sua própria capa e mesmo paginação de tese como entendesse. Se quisesse fazer da sua tese uma publicação experimental, poderia fazê-lo sem ser obrigado a conformar-se com um regulamento qualquer.

Mesmo nos casos em que o design de uma tese é normalizado, a elaboração de manual de regras deveria talvez ser alvo de uma investigação interna sobre os modelos vigentes, possíveis alternativas, adaptações a novas tecnologias, etc.

E, mesmo no caso da universidade se decidir por contratar um designer, pode-se investigar se este é realmente o modelo de contratação mais adequado, se não valeria a pena tentar instalar um gabinete interno para poupar custos, por exemplo. Ou quais as implicações económicas, éticas e sociais de diferentes modalidades de contratação, ajuste directo, etc.

Ou seja, se o design fosse realmente uma área científica poderia dedicar-se a todas estas coisas, sem que isso fosse só uma resmungadela de corredor depois de uma decisão já ter sido tomada sabe-se lá como.

Anúncios

Filed under: Crítica, Cultura, Design, Ensino, Política

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: