The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Cães Selvagens

20130331-010218.jpg
Ando a ver Suburbia, de Penelope Spheeris (1984), que inspirou a música dos Pet Shop Boys com o mesmo nome. É a típica história Punk e faz um bom par com Repo Man, embora seja muito mais violento. Jovem filho de pais alienados à frente da TV vai parar a uma comunidade de rejeitados pela mão de um mentor carismático e nihilista. A primeira cena do filme marca o tom, com um cão selvagem a matar uma criança à beira da auto-estrada. Obviamente, os cães, filhos de cães de família abandonados e de coiotes, são uma metáfora para os jovens protagonistas, também eles ferais e à solta em subúrbios entaipados – filhos do Vietnam, da crise e dos subúrbios.. Crianças selvagens, como se vê bem na imagem do rapazito de moicano no triciclo (aparece no trailer).

O revivalismo actual do Punk é, à primeira vista, diferente e mais cerebral. No fundo trata-se de escolher um uniforme para responder adequadamente à ocasião e a crise puxa o negro, os Doc Martens, os penteados eriçados e as pulseiras de tachas. Mas, aqui a coisa é mais polida e estes novos punks não passam de hipsters em gradientes de negro, com a barba aparada e baton escuro. Não é para menos: muitos deles não foram abandonados em massa pelos pais. São qualificados por defeito. A sua subversão maior é acreditarem na sociedade quando pouca gente o faz realmente.

Outra diferença é a relação com a televisão, substituída pelo ecrã do computador. Já não se trata de uma alienação passiva, mas de outra coisa, mais móvel, mais ampla, mesmo que limitada ao que aparece no círculo de amigos e de likes. Ou seja, o No Future dos punks é retomado aqui mas de outro modo, por uma geração mais qualificada, mais viajada, mais informada e, por tudo isso, mais pacificada. Já não há cães selvagens mas posts a denunciarem animais maltratados.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: