The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Blogger

Outro dia, quando me perguntaram como queria assinar um dos meus textos num livro, respondi o costume, crítico de design, mas pela primeira vez senti que não era bem isso. Daqui para a frente vou responder “blogger”. Nunca me envergonhei de escrever num blogue, antes pelo contrário, mas até agora via isso como um suporte de escrita e divulgação, não como uma identidade. A certa altura isso mudou. Agora, considero-me principalmente um blogger.

Gosto deste título porque é despretensioso e, melhor do que isso, desprezado. Ainda se diz de alguém que vem dos blogues como se viesse de um bairro violento. Que os blogues não são uma coisa séria, como se dizia dos jornais antes da internet. A melhor maneira de lidar com um preconceito é usar o suposto insulto como uma bandeira, como um slogan.

A mudança também reflecte os meus gostos. Ainda escrevo crítica, de design, é verdade, mas prefiro uma abordagem mais ampla, ao mesmo tempo mais informal e mais dura. Não escrevo para que alguém decida onde vai sair, o que vai comprar ou quem contratar, mas escrevo argumentos e contra-argumentos para alimentar a discussão pública. E critico os argumentos que vou ouvindo e lendo, os melhores, os piores e os assim-assim.

Não escrevo pelo estatuto ou para ganhar dinheiro mas porque é uma boa maneira de pensar em público. Barata, simples, quotidiana e, acima de tudo, lida.

Anúncios

Filed under: Crítica, Cultura

2 Responses

  1. OutofWorld diz:

    é isso mesmo. excelente.

  2. resultou para os daft punk, resulta cá para a gente. tal e qual.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: