The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Provincianismo

Ainda a propósito da Joana Vasconcelos, há quem diga que, por ela ter uma boa recepção lá por fora, deveríamos apreciá-la mais aqui em Portugal. É um mau argumento, por várias razões.

Em primeiro lugar, porque dá a entender que se uma luminária qualquer ou se um grande número de pessoas tem uma opinião diferente da nossa, deveríamos, só por isso, mudar de ideias. Por vezes, diz-se que (pelo menos) se deveria respeitar o sucesso. Mas respeitá-lo como? Ficando calado? Começando a nossa crítica por salvaguardar que a fazemos com o devido respeito? “Com o devido respeito não gosto nada disto ou daquilo”? Neste caso em particular, quando o sucesso assenta não apenas numa arte fraca e óbvia mas também num investimento desproporcionado de recursos numa época de escassez, não posso dar o “devido respeito” se isso implicar algum respeito que seja.

Em segundo lugar, porque dá a entender que o “lá por fora”  é uma entidade uniforme e coerente, quando o mundo é vasto e cheio de opiniões, mesmo entre os especialistas de um determinado campo. Dizer que há curadores, galeristas e instituições que apreciam um determinado artista tem um interesse literalmente relativo. Se alguns apreciam o trabalho da Joana Vasconcelos outros já chamaram ao seu trabalho uma “piñata gigante”.

Em terceiro lugar (e derivado dos anteriores), a ideia que por aqui se diz sempre mal do que é bem sucedido lá por fora é um preconceito. A Joana Vasconcelos foi amplamente apoiada e promovida pelos recursos do Estado e pela influência do Governo junto de mecenas privados. Não é propriamente uma artista incompreendida e marginalizada. Teve boas críticas nos jornais, etc. Tem visitantes. Para ser bem sucedida, precisa de embasbacar toda a gente? Mas mesmo toda a gente? De ser um varinha mágica de consenso que cala toda e qualquer discordância?

Qual é o problema? Que aqui em Portugal ainda temos aquela coisa provinciana de haver opiniões diferentes porque lá por fora isso já passou de moda? Talvez esse argumento agrade às mesmas pessoas que acreditam que deveríamos esquecer as nossas divergências e abraçar a asuteridade porque os senhores lá de fora gostam muito dela…

Anúncios

Filed under: Crítica

4 Responses

  1. parabéns por outro excelente “post”
    conhece a publicidade à exposição (ou à artista…) que passa na TV?

  2. Deixe ver se percebo. No primeiro parágrafo enuncia-se um argumento idiota facilmente desmontável – um “há quem diga” vindo sabe-se lá de onde naqueles termos.
    Os parágrafos seguintes atacam “o argumento” com entusiasmo retórico e uma pitada de populismo. Assim é fácil ter razão.
    Claro que há de vir sempre um alguém aplaudir.

    • Veio de um sítio bem mal frequentado de facto: os comentários a um post deste blogue (nomeadamente este). Como qualquer pessoa que leia estas linhas pode verificar, aparece gente aqui a dizer as coisas mais idiotas e mais facilmente desmontáveis e eu até me dedico a responder-lhes.

      (Há poucas coisas mais populistas do que acusar alguém de populismo. É mais do que populismo: é um metapopulismo.)

  3. Aliás, bem sabemos que só as “opiniões” dos de fora é que contam, não é? Como se lá por fora o panorama artístico andasse ainda melhor do que aqui… A única coisa que a tal artista consegue realmente é que se fale dela; quer fazer essa espécie de “bricolage retrógrado”? É lá com ela. E ela toda contente, que o melhor que podia acontecer a um artista é não ser consensual. Pois, quem gostar que fique com ela, que se delicie com essas más montras de loja de utensílios domésticos. O que custa é ver o JL (sim, JORNAL DE LETRAS, por exemplo, a dedicar-lhe páginas e páginas quando há tanta gente a precisar do seu espaço para mostrar a sua criatividade…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: