The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

A Nostalgia É Uma Arma

Outro dia alguém me dizia que tinha ouvido uma beta a dizer “Eu!? A cantar o Grândola!? Devo estar bêbeda …”, repetindo a pronúncia com exagero cómico (“bêbeda” com dois “e” e não com dois “a”). Uma das novidades desta crise é a recuperação de uma série de formas de protesto consideradas mortas e enterradas por muitas das pessoas que agora as usam: slogans, cartazes de cartão, canções, etc.

Tenho discutido bastante sobre a necessidade de encontrar formas de luta actuais, de encontrar outras maneiras de protestar, que substituam as que herdamos dos anos 60 e 70, mas cada vez mais me pergunto porquê substituí-las, se pelos vistos funcionam e ainda conseguem chatear. Milhares de pessoas a cantarem em coro uma música do Zeca Afonso, algumas pela primeira vez, de cábula na mão, para ver se não falham as rimas, são o insulto perfeito a um governo que declara regularmente todas essas ideias como mortas.

Esta não é a nostalgia típica da cultura actual, sobretudo das artes plásticas, onde cada nova obra é obrigada a filiar-se numa tradição, a declarar as suas influências, a sua família – seja pela boca do artista, seja pelo curador ou crítico. “Nostalgia” quer dizer em grego (como lembrava Don Draper) a dor de uma ferida antiga, mas não há nada que exija que essa ferida seja nossa. Recuperar um objecto ou uma táctica faz todo o sentido se chatear, se moer, se acordar no inimigo a dor de uma ferida antiga.

Em política, a originalidade não é por si só um recurso tão bom como a surpresa. Afinal, estamos a ser sujeitos a uma estratégia (a austeridade neoliberal) que insiste em não mudar; exigir que se reaja a isso sempre de maneira nova é um desperdício de recursos. Numa guerra de atrito, interessa a economia de meios, o reaproveitamento e a reapropriação. Interessa a surpresa mas não tanto a originalidade.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: