The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Assim não vai lá

Hoje num dos editoriais do Público, a propósito do 1º de Maio elege-se o desemprego como a pior das consequências das políticas de ajustamento, da austeridade. Infelizmente, ainda se bate na tecla que, para resolver o problema do desemprego, seria necessário os sindicatos abandonarem as suas “reinvidicações clássicas” de mais salário e mais garantias de segurança, rematando que estas são “questões acessórias quando tantos vivem sem poder trabalhar”.

Nesta altura, já devia ser evidente que não são questões acessórias. Há cada vez menos emprego porque as empresas e negócios fecham. Fecham porque não têm clientes. Não os têm porque parte desses potenciais clientes está desempregada e poupa o dinheiro que ainda tem; a parte que ainda tem emprego tem menos salário, paga mais impostos e tem mais despesas, e não sabe se vai estar desempregada, portanto não gasta dinheiro.

O salário de uma pessoa é pago com o que outra pessoa gasta. Se toda a gente aperta o cinto, deixa de haver dinheiro para pagar salários.

Infelizmente, e como este editorial demonstra, ainda se vê o trabalho assalariado como uma espécie de esmola, uma coisa acessória. Tem-se falado de incentivar os bancos para darem crédito, mas de que serve estar a financiar bancos com dinheiros de impostos para darem empréstimos a negócios que não têm clientes, porque estes não têm dinheiro ou emprego?

Apesar de tudo o que já se passou durante esta crise, provocada por um sistema bancário disfuncional, ainda se cai no erro de pensar que a solução de grandes problemas vem de cima, dos grandes bancos, das grandes empresas e dos grandes negócios.

Ainda não se pensa que o trabalho não é “acessório” mas fundamental, não apenas à dignidade do trabalhador, mas à da sociedade em geral e da sua economia. Ainda não se pensa que a solução possa passar por simplesmente cortar menos e despedir menos.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: