The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Jovens Curadores ou, como se diz em inglês: “Minions”

Via Lígia Afonso no facebook, um artigo interessante na Folha de S. Paulo cujo título diz tudo: “Longe do glamour, nova geração de curadores de museus e galerias tem vida árdua”. Para o meio fala-se de “um cotidiano mais braçal do que glamouroso”, de “falência da imagem do curador”. Distingue-se os que trabalham “por tesão” e os que vão atrás de “poder”.

Podia-se dizer a mesma coisa do design, da arte ou da arquitectura. Em qualquer um destes casos, os cursos já não formam (se alguma vez formaram) gente de topo, mas funcionários. Os que vão parar ao topo não o fazem propriamente através da escola. Quando muito esta serve de mercado de recruta aos que ficam lá a dar aulas.

Na verdade, e penso que já o tinha dito num texto anterior, esta nova geração de curadores foi formada em graduações e pós-graduações pela anterior sobretudo para que sirvam de quadros nas hierarquias institucionais. Ou seja, esta nova geração é constituída por gente que, nas melhor das hipóteses, trabalha como assistente para um curador de topo, enquanto prepara em paralelo as suas próprias exposições e eventos (em espaços mais pequenos e alternativos).

Não se trata portanto do curador estrela ter desaparecido mas de precisar por um lado da legitimidade associada ao ensino académico e de poder usar os alunos (seus ou de outros) como eventuais assistentes.

 

 

 

Advertisements

Filed under: Crítica

One Response

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: