The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Arte, Política, Censura e Auto-Censura

Ainda sobre o Caso Axa, ontem saiu uma notícia curiosa cujo título anunciava que os artistas “tomaram uma posição política”. A minha primeira reacção foi: e? Lendo o artigo, percebe-se que a Porto Lazer acreditava que os artistas tinham tomado uma posição política e não contra o projecto. Ou seja, que a política é de algum modo externa à arte. Mas a Bandeira de Paulo Mendes era desde já política e foi condicionada por isso, mesmo que as condições tenham sido disfarçadas de procedimento administrativo, falta de autorizações, etc. Foi um condicionamento político. Foi uma posição política.

É também estranho (no mínimo) que, para muitos, uma obra de arte seja considerada falhada simplesmente porque teve algum efeito público. A bandeira é uma peça ambígua. Deixa várias possibilidades de interpretação e o próprio artista recusa-se a fixar-lhe o significado. Só se tornou abertamente política por uma intervenção exterior. E é nesta altura que é declarada como má arte, exibicionista e panfletária. Insistindo: É estranho (no mínimo) que uma obra de arte seja considerada falhada simplesmente porque teve algum efeito público.

Não se percebe a posição de gente que acusa este género de arte de procurar a mediatização e a visibilidade “fácil”. Se calhar quer dizer que um artista deve procurar a imediatização e visibilidade “difícil”? Ora, ter uma obra censurada é do mais invisível que há. Ninguém vê a obra. E ainda por cima se diz que isso se deve ao desejo de celebridade do artista. Ou seja, a censura só é boa se for auto-censura. Suponho que seja essa a nova autonomia da arte: o direito a ser o único a censurar-se a si mesmo. Se há quem acredite nisso, por amor de deus, ninguém vos impede de ficarem calados; só não exijam aos outros que sigam o vosso exemplo.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: