The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Cinema Português e Banda Desenhada Punk, New Wave

chaland

Há diferenças óbvias, claro, mas ocorreu-me que certas bandas desenhadas do começo da década de 1980 têm bastantes semelhanças com o cinema de Miguel Gomes ou de João Nicolau – uma indefinição entre documentário e ficção, e entre géneros em geral, aventura, filme de piratas, ficção científica, musical, etc. Falo de coisas como Locas, de Jaime Hernandez ou do trabalho de Yves Chaland. No primeiro caso, temos uma banda desenhada sobre a cena punk da West Coast que alterna o realismo com a ficção científica, os super-heróis e o fantástico. No segundo caso, temos uma reconstrução da banda desenhada franco-belga dos anos 1940-50, embora com detalhes que a tornam absurda como num sonho – veja-se O Cometa de Cartago, por exemplo.

Este estilo de narrativa não andava longe de muito cinema da época: desde a ficção científica punk gonzo de Repo Man até ao onirismo nostálgico de One From The Heart ou (até) Blue Velvet, mas no ecrã a tendência resvalava mais para a piadola do que no quadradinho.

A ligação com o cinema português actual não se trata, como é evidente, de uma recuperação deliberada, mas talvez de encenar soluções semelhantes para problemas semelhantes: a ligação a um passado percebido tanto como história como enquanto ficção provoca uma indefinição entre realismo e ficção; a colagem e a fragmentação assumidas são um modo para ultrapassar problemas de produção e de financiamento.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: