The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

A Arte de Picar o Ponto

A ler England’s Dreaming, de Jon Savage sobre o Punk em geral, usando os Sex Pistols como mote; percebe-se o papel da imprensa neste movimento. Havia em Inglaterra na altura uma pequena esquadrilha de jornais e revistas dedicados à música e às chamadas Youth Cultures. Todos os meses (e até semanas) era preciso arranjar recheio para este papel todo. A competição entre os jornalistas era muita. Havia assim interesse em descobrir a próxima novidade, nem que fosse preciso inventá-la.

Nas artes plásticas aqui por Portugal, o ambiente é o oposto: meia dúzia de colunas semanais escanzeladas atiram-se previsivelmente às carcaças de “grandes” nomes, eventos e instituições tidos como incontornáveis. Serralves, Culturgest, Rui Chaves, Nozolino, Joana Vasconcelos, Cabrita Reis, meia dúzia de galerias, meia dúzia de prémios. Às vezes, lá se esgueira qualquer coisita, mas é raro.

Fora desta meia dúzia de colunas, um mundo inteiro de associações, mini-galerias, eventos, publicações, pessoas, invisível, de âmbito estritamente local, com muito pouca cobertura e muito pouco discurso público associado, tirando o produzido pelos artistas, comissários e instituições – em folhas de sala, introduções de catálogo, conferências e inaugurações.

É uma arte que vai perdendo a capacidade para operar em público, para confrontar e para ser política – cumpre os requisitos como se estivesse a riscar um a um os itens de uma lista de compras, mas não está preparada para um ambiente mais crispado e incerto como o actual. Apesar da muita teoria que invoca, política, feminista, pós-colonial, etnográfica, e salvo muito poucas excepções, não está realmente preparada para ter algum efeito que seja substantivo.

Anúncios

Filed under: Arte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: