The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Preço Mínimo vs Salário Mínimo no Design

Já o digo desde há uns anos valentes, mas nunca me preocupou a necessidade de estabelecer uma tabela obrigatória de preços para o design. Não acho útil. Antes pelo contrário, é má ideia. Mais útil seria fazer uma tabela de salários para o design. Ou seja, considero mais importante que quando alguém contrata um designer para trabalhar numa empresa lhe pague decentemente do que assegurar que um designer (ou uma empresa de design) cobra sempre os seus serviços acima de um determinado valor.

Imaginemos que o mínimo preço a cobrar por um logotipo eram 1.000 euros. Se houvesse um destes tectos, nenhum designer em inicio de carreira poderia concorrer com firmas maiores, com mais meios ou mais funcionários. Pelo mesmo preço, boa parte dos clientes escolhia a firma maior.

Nesta situação, o acesso de um jovem designer ao mercado só poderia acontecer através de uma firma de grandes dimensões, quer trabalhando numa, quer criando uma pelos seus próprios meios. No primeiro caso, se não houver um salário mínimo para o design (e havendo recibos verdes, em geral não há) isso significa que um designer em início de carreira nem sequer consegue baixar os seus orçamentos para concorrer com uma empresa que emprega estagiários.

Pelo contrário, obrigar a um salário mínimo dentro do design, garantia que só quem estivesse realmente disposto a pagar a designers pelo seu trabalho estaria em condições de abrir uma firma de grandes dimensões e angariar mais clientes com isso – e não apenas firmas que conseguem ser competitivas/lucrativas à custa de subemprego ou estágios não-remunerados.

Anúncios

Filed under: Crítica

One Response

  1. […] disse porquê em outros textos. Acho mais justo que se estabeleça um salário mínimo para designers do que um preço mínimo por projecto (não […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: