The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Confundir Estágios com Concursos e Vice-Versa

O concurso do logo da Flup chega ao Ganhem Vergonha onde é usado como exemplo da prática de disfarçar uma entrevista de emprego de desafio ou concurso:

“Desta vez, queremos falar sobre um comportamento – infelizmente cada vez mais comum – assumido no recrutamento de trabalhadores em áreas como o Design, a Comunicação, o Jornalismo ou a Tradução, entre outras. Muitos empregadores, quer em anúncios quer nas respostas às candidaturas a essas ofertas, optam por lançar ‘desafios’ criativos ou concursos aos candidatos. Um poster,  um logótipo, uma tradução de um texto, um guião, uma reportagem. São muitos os formatos espalhados pela Internet e promovidos por privados, instituições públicas e até por universidades.”

É verdade que isso acontece, e acontece nas universidades, empresas, etc. E é uma praga. Mas ao contrário do outro exemplo apresentado, o concurso da Tetra Pak, no regulamento do concurso da Flup não se oferece qualquer tipo de estágio ou se promete um emprego. Tanto quanto se pode perceber, é um concurso onde se pede um logotipo que não será aplicado pelo seu criador. É dado um prazo para enviar o trabalho mas não se pode confundir isso com um período de trabalho à experiência.

Pode ser que se descubra que este é mais um exemplo de entrevista de emprego encapotada, mas pelos dados disponíveis parece ser apenas um concurso de âmbito limitado com um prémio pequeno. E um concurso, por mais que se minimizem os riscos, será sempre um investimento onde se apostam tempo e recursos em troca de uma recompensa que pode ou não vir. O problema, e isso foi abordado no post do Ganhem Vergonha, é o facto de se fazerem entrevistas de emprego em formato concurso de longa duração. Ou seja, o problema não é um concurso ser um risco, mas transformar-se o concurso num modelo de trabalho, onde os riscos e os custos são totalmente atirados para o trabalhador.

(E, para que conste, mais uma vez, não gosto particularmente do formato habitual de concurso, nem acho que seja inevitável em situações onde o Estado contrata serviços.)

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: