The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Conferências

Gostei bastante de participar ontem no seminário da Unipop. Por coincidência foi no auditório das Belas Artes de Lisboa, no mesmo sítio onde dei a minha primeira conferência, há uns quinze anos atrás. Na altura, ainda usei slides slides e não um slideshow – foi a primeira e última vez que o fiz. Agora uso o Keynote a correr no Mac, que prefiro ao Powerpoint. Já usei o iPad, mas não gosto muito porque o adaptador tende a cair. Prefiro apresentações descontraídas (sem ler e sem notas). Os slides em si servem-me como deixas, mas não se limitam a isso. As imagens e o texto no ecrã não são apenas ilustrações para manter o público interessado, mas formam um todo com aquilo que estou a dizer e o modo como o digo. Nunca tive aulas  ou formação em conferências, mas uso muitas das técnicas de ligação entre imagem e texto que aprendi quando fazia banda desenhada. A cada conferência também me preparo cada vez mais para o tempo que vai durar: os seis minutos e quarenta de uma Pecha Kucha são muito diferentes das duas horas de uma aula aberta, etc. Não sou um grande orador – entre outras coisas, não tenho grande controle sobre a minha voz e tenho a tendência para repetir expressões –, mas divirto-me bastante a falar em público (mais até do que a dar aulas de exposição)

Filed under: Crítica

One Response

  1. Não te preocupes, Mário; safas-te maravilhosamente bem. 🙂

Deixe uma Resposta

Arquivos

Arquivos

Categorias

