The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

A Minha Especialidade é Outra Coisa Qualquer

No documentário Blank City sobre a cena No Wave do começo dos anos 80 em Nova Iorque, John Lurie dizia que embora na altura soubesse tocar o saxofone, escondia isso dos amigos: “No one was doing what they knew how to do. Technique was hated. Musicians were painting, painters were making music and films…”

Foi uma liberdade rara e invejável que não tinha tanto a ver com interdisciplinaridade como com indisciplina, pura e simples – pessoalmente, sempre preferi a segunda e desconfiei da primeira.

Se pudesse escreveria sempre sobre coisas que estivessem completamente fora da minha área de formação, e dentro do design preferia escrever sobre assuntos o mais enviesados possível.

Tenho portanto uma sensação agradável de missão cumprida quando alguém responde a um texto meu dizendo que só devia escrever sobre o que domino. Ou, mais subtilmente, quando em resposta a um texto sobre artes plásticas ou arquitectura me identificam como designer.

Quando se discute numa democracia a identidade não deveria ser a premissa ou o argumento, apenas uma conclusão – ou seja, a identidade emerge da discussão e não  o oposto.

(E acrescento: é possível criticar o design sendo um designer, criticar a arte sendo um artista, criticar a arte e o design não sendo um artista, criticar a arquitectura não sendo um arquitecto, ou sendo um arquitecto, não faz diferença.

Tenho um passatempo: coleccionar os modos como gente que não concorda comigo me identifica: designer, publicitário, professor, aluno, artista, arquitecto, de esquerda, de direita, contra o financiamento da cultura, a favor do financiamento da cultura, do Porto, de Lisboa, de Vila Real, da Bielorússia. Quase tudo certo e quase tudo errado, por essa ordem.)

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Arquivos

Arquivos

Categorias

