The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Barbárie

Sobre a Turquia, o mesmo medo pasmado que sinto quando a polícia bate em alguém por aqui. A violência e a censura são mais muito mais extremas, um massacre e um bloqueio, muito mais à frente do que nós na mesma escala por onde se mede este género de coisa.

Mas, claramente, é uma versão da mesma violência daqui. Até os lugares comuns são os mesmos: raparigas em vestidos a oferecerem flores, abraços e indiferença a polícias, torrentes de água e sopros de gás lacrimogéneo. Até as causas são semelhantes: algo público que se privatiza. E privatizar é limitar a vida cívica ao ponto da sua proibição. De impedir formas de comunidade que não sejam mediadas por transacções económicas. É um objectivo violento e extremo , obtido por meios violentos e extremos. E tem razão o Daniel Oliveira, a nós fazem-nos bastante pior todos os dias. E se aguentamos é porque somos um povo mais inocente, mas também mais cívico e civilizado do que nos fazem crer que somos, bem mais do que quem nos governa, certamente.

 

Anúncios

Filed under: Crítica

One Response

  1. Paulo diz:

    Felizmente, somos um povo com “Alma e Coração”. O que nos diferencia dos Turcos é a falta de dentes afiados quando é preciso, estes acontecimentos são de uma Revolta, até porque por “menos”, os Turcos fazem e lutam mais que nós, por vezes há que sair para a rua levar um livro e lutar, apenas isso, parece simples, a boa fé e o civismo também dão um bom início de revolta, o que começa doce e vira amargo acabará por virar doce de novo, acredito que sim.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: