The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

O civismo ao serviço do cinismo

Enquanto tirava o bilhete de metro para ir à manifestação de professores no Marquês de Pombal em Lisboa fui interpelado por duas senhoras que por gesto e em inglês com sotaque me diziam que queriam tirar “four” qualquer coisa. Perguntei-lhes se queriam quatro bilhetes ou quatro viagens. Tentei explicar-lhes o sistema. Acabei por as deixar lá, sem perceber o que queriam.

Saí irritado, não com as senhoras mas com o facto de não haver ninguém por perto para explicar como se tira o bilhete. Tanto no Porto como em Lisboa o processo não é nada óbvio para quem o usa pela primeira vez. Nos primeiros tempos do Metro do Porto, ainda havia esse esforço, agora é regra não haver ninguém.

Calculo que a eliminação desse serviço ao ponto da invisibilidade ou da extinção faça parte da poupança que está a ser feita nessas empresas. Põe-se as pessoas que dantes prestavam esse serviço a fazer mais mil e uma tarefas ou então dispensam-se e assume-se  que os passageiros se ensinam uns aos outros, o que é uma imbecilidade sabendo que o metro é usado quando se tem pressa.

Saí irritado porque sabia que até o simples acto de ser prestável civicamente pode ser usado para tirar o emprego a alguém, tornando-se (no caso de quem assim o presta) numa instância de trabalho gratuito e tapa-buracos, onde perdemos o nosso tempo a fazer o que uma entidade pública deveria assegurar.

Se o objectivo é ser um país que vive do turismo seria útil investir um pouco nisso.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: