The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Ilusões

Desde o começo da crise que a neo/ordo/ultraliberalidade lusa se regozija com a passividade de quem se opõe às medidas do governo. Há manifestações, greves, cartazes e graffittis. Canta-se o Grândola. Mas nunca se chega propriamente à violência, como na Grécia, no Brasil ou na Turquia.

E é verdade que à esquerda há quem lamente isso. E acredite que é só uma questão de tempo, que a panela de pressão está ao lume – um dia vai tudo rebentar. Posso estar enganado, mas tenho cada vez mais dúvidas que algum dia isto chegue a vias de facto.

A razão é simples: não acredito nos países como atrasados ou avançados. Não há uma linha contínua entre o atraso e o progresso onde os países se deslocam para a frente e para trás. Olhando para os Estados Unidos não estamos a ver o nosso futuro; olhando para a Sierra leoa não estamos a ver o nosso passado.

Não somos uma versão de má qualidade de outra coisa qualquer. As nossas qualidades e os nossos defeitos são nossos. Se temos influências, boas ou más, somos nós que as decidimos ter.

Assim, não acabaremos por chegar ao sítio onde a Grécia está. Nem alcançaremos a Irlanda. Nem acredito que seja inevitável que a crise económica leve à violência. Mais depressa levará a um cinismo, a uma falta de fé e ao que por aqui passa por individualismo: a desresponsabilização completa do indivíduo em relação a todos os outros, argumentando que só assim terá responsabilidade individual.

Pelos vistos, a neo/ordo/ultraliberalidade lusa acredita que um país que não consegue produzir um indivíduo que se revolte contra injustiças e desigualdades vai produzir em massa indivíduos empreendedores, com iniciativa, inovação, etc. – boa sorte com isso.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: