The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Irrealismo

Pelas reacções à demissão de Gaspar, percebe-se a cegueira de quem ainda o apoia e às suas políticas. Certo jornal inglês repetia aquela Marcelice, que o Ministro não tinha conseguido explicar bem a austeridade à população. Se percebessem iam aceitar. Mesmo que a austeridade mostre todos os sinais de não funcionar. De nunca ter funcionado. E de provocar desemprego, destruição económica, política e social sempre que foi aplicada.

Este é um governo que prega desde o seu começo uma corajosa desistência em nome de políticas duvidosas, que até admite nem darem certo, mas são as que os credores querem.

José Gomes Ferreira ontem à noite representou bem essa posição. A demissão do Ministro levará a aumento das taxas de juro, à desconfiança dos mercados, a uma nova Grécia.

Mas quase 20% de desempregados, muitos deles sem qualquer apoio, empresas a fecharem por falta de procura, não são problema. Mais importante são os mercados, que pelos vistos preferem acreditar na credibilidade de um país destruído, gerido por monopólios e cartéis. Critica-se a vida acima das possibilidades, mas acredita-se que é possível fundar alguma credibilidade nestas políticas e nas suas consequências. Numa sociedade desagregada, aguerrida, resignada, cada vez mais extrema e desigual. Isso sim, é viver acima das possibilidades: matar o burro à fome e ainda esperar que puxe a carroça.

O que falha nestas políticas não é apenas a economia mas um desconhecimento profundo da maneira como as pessoas se relacionam, do seu sentido de decência, de comunidade, etc.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: