The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Fila

Por incrível que pareça, o artigo que mais gostei de ler este mês é sobre esperar na fila num aquaparque, mais precisamente sobre esperar numa fila e gostar de o fazer. É escrito por um pai que ensina o filho a esperar e, enquanto espera, a estar com as pessoas, a conhecê-las, gente tornada igual pelo fato de banho mas também  perante o dispositivo de igualdade social que é a fila. Não interessa quem se é, onde se nasceu, com que dinheiro ou falta dele, apenas a ordem de chegada.

Estar na fila habitualmente implica sacrificar a nossa mobilidade para marcar vez. E  não é um ritual vazio. A nossa presença indica a quem vai chegando quanto tem para esperar e onde. Se alguém decide esperar fora da fila está, como deveria ser evidente, a distorcer o arranjo. Não adianta nada cada um saber onde  está, se mais ninguém o sabe. Cada fila é uma representação gráfica performativa de uma certa ideia de civismo democrático.

Infelizmente, agora as filas do aquaparque têm uma fast lane, onde quem tem dinheiro pode pagar para passar à frente. De uma igualdade perante a espera e perante a própria sociedade, a fila torna-se numa pedagogia dos valores de mercado, da sua injustiça peculiar.

Por cá, e como o demonstram as absurdas filas dos Centros de Emprego, para onde se é convocado pelas mais aleatórias razões, esperar é um castigo, uma penalidade que se cumpre por um crime. Espera-se na fila para exibir a marca de uma vergonha. Não se encontra gente com estatuto, com nível, por essas bandas.

A fila é uma coisa sobretudo pública, associada aos transportes, ensino, saúde e instituições públicas, reservada a quem não tem dinheiro ou cunhas que lhe permitam evitar a maçada.

E é essa a marca mais visível da sociedade desigual que temos.

Anúncios

Filed under: Crítica

2 Responses

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: