The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

First Things First 500€

O design é uma coisa lixada. Uma amiga minha pagou 500 euros para trabalhar num workshop em Inglaterra organizado por Fraser Muggeridge e com a participação do Ken Garland e descobriu que aquilo é tipo o Design Geral do Menina Design Group, um mini-estágio não-remunerado a fazer trabalho comercial. Como cereja no bolo, 500 euros é mais ou menos o que ela ganha como designer a trabalhar para o Estado aqui em Portugal.

Update: Entretanto ela pediu o dinheiro de volta e já lhe disseram que sim.

(post actualizado)

Anúncios

Filed under: Crítica

2 Responses

  1. Totalmente. Cada vez mais visto como uma actividade lúdica, para rapazinhos de bem, a quem o paga-pão não interessa, mas sim a ‘diversão’ do que se faz. Porque ser criativo é cool e nós devíamos comer coolness em vez de proteínas e hidratos de carbono.

  2. Por isso é que há cada vez mais designers a trabalhar como freelancers… Os ateliers pagam mal para poderem fazer face à concorrência desleal criada pelas empresas que nem sequer pagam, o estado paga mal porque estamos em crise e os clientes (a maior parte deles) não quer pagar o design porque há quem lhes faça o “mesmo” sem cobrar só para ter portfólio. Portfolio esse que depois apresentam às empresas com intuito de serem lá aceites para trabalhar a salários abaixo do solário mínimo, porque há sempre alguém k o faz de borla só para ter portfólio. E é isto… O futuro é freelancers a trabalhar para empresas multinacionais, que são as únicas que conseguem alta rentabilidade e conseguem concorrer mesmo contra as empresas mais pequenas. Por outro lado, está mais que provado que as empresas pequenas estão em vias de extinção, tal como aconteceu há uns anos nos países mais desenvolvidos, em que atualmente já não existem mais, nem conseguem fazer o mesmo que as grandes empresas. Fica aqui a dica 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: