The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Abstenções

neolibterminator

Vou tentar chegar lá, ao argumento, de outra maneira:

Uma das coisas que sempre me chatearam na lenga-lenga neo / ultra / ordo  / patatí / patatá / liberal é a maneira como faz equivaler democracia e mercado. Quase nem é preciso votar porque as pessoas o fazem em primeiro lugar através do modo como empregam o seu dinheiro ou os seus recursos. Para o patatí/patatá/liberal mais extremo, os impostos que (pelo seu ponto de vista) é obrigado a entregar ao Estado são assim liberdade de acção que perde. Naturalmente, as pessoas de esquerda dirão que este modo de pensar, que faz equivaler dinheiro a voto, beneficia quem tem mais dinheiro, e que portanto não é inteiramente democrático, deixa os mais pobres de fora, etc. O patatí/patatá/liberal responde que o sistema premeia o sucesso; quem não tem dinheiro deverá arranjar maneira de o ter, caso contrário qual a utilidade de dar a ouvidos a quem muito obviamente não merece ser ouvido, etc.

Disto tudo importa reter que dentro deste sistema se vota através do modo como se gastam os recursos (sobretudo o dinheiro) que se tem. Adiante.

Outra das maneiras de distinguir um patatí/patatá/liberal é a sua estratégia preferida para resolver a crise. Ele acredita que tudo pode ser resolvido apoiando o lado da oferta. Cortando o IRC das empresas, quanto mais melhor, por exemplo, permite a essas empresas libertar recursos para investir, gerando emprego, etc.¹ A esquerda keynesiana ri-se da ideia. E diz que isso nunca acontecerá, porque sem gente para consumir – está tudo desempregado ou com medo de o ser, portanto poupa que não se sabe o dia de amanhã. O p/p/liberal fica incrédulo porque o povão gasta sempre acima das posses, tudo o que tem. Como pode passar-lhe pela cabeça poupar? Ridículo! Seria quase inteligente e se o povo fosse esperto nunca teríamos chegado a esta crise! Nããã.² O problema está nas empresas que não têm apoios suficientes! A esquerda repete que é um problema de procura. O que uma pessoa gasta é o que outra pessoa ganha. Se toda a gente poupa ninguém ganha. Não adianta a uma empresa investir se toda a gente poupa. E assim sucessivamente.

Para o pensamento p/p/liberal não é simplesmente concebível que as acções dos menos ou nada endinheirados tenham consequências. Não lhes passa pela cabeça que as decisões económicas de muita gente, que às vezes se limita a não gastar porque não tem um tostão nem sabe quando vai ver o próximo, possam todas somadas ser mais influentes que as decisões de um pequeno número de pessoas com muito dinheiro.

Mas o mercado é o mercado, o tal que supostamente devia ser melhor que uma democracia. E reconheço que pelo menos num aspecto pode ser (não é uma analogia perfeita): se poupar dinheiro é como votar em branco e não ter dinheiro para gastar for uma abstenção, cada um destes actos tem um poder terrível que deveria ser ainda mais óbvio num mercado do que numa democracia.

Ainda é preciso dizer mais?

1- Que, já agora, é como votarem com o seu dinheiro, o que implica que o governo está a dar mais poder de voto directo a quem produz do que a quem trabalha.

2- Dito assim parece uma piada mas foi isso precisamente que Passos e Gaspar usaram como justificação da falha das suas previsões: os portugueses não tinham gasto tanto como eles esperavam.

Anúncios

Filed under: Crítica

One Response

  1. rawckee diz:

    Um acrescento ao primeiro parágrafo: tenho notado quando consumo media americana que é frequente o capitalismo ser mencionado como um regime politico. coisa curiosa para mim que sempre julguei o capitalismo um mecanismo economico e a democracia um regime politico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: