The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Zombies

Antes da crise, quando o termo “neoliberal” praticamente só era usado como um insulto pela esquerda do extremo para a esquerda, lembro-me de alguém dizer que nos Estados Unidos se chamava à mesma coisa ou quase “neoconservador”. Na altura, não me pareceu que a equivalência fosse exacta, por uma razão etária: o neoconservador era velhote (Bush, Cheney, Rumsfeld) o neoliberal era jovem e atrevido, provocava (João Miguel Tavares, quando muito José Manuel Fernandes ou até Rui Ramos).

A diferença estava também nessa provocação. O neoliberal português vê-se a si mesmo como um rapazola, alguém que se atira contra os dogmas e as doutrinas – a esquerda bafienta, da cassete. Acham que a política é apenas a economia feita por outros meios.

A resposta portuguesa à crise tem sido desde o começo até agora neoliberal. E tem falhado em toda a linha. Tem falhado na Europa toda. Nos jornais americanos, a austeridade expansionista é ridicularizada, tal como o desemprego estrutural, a impossibilidade de crescimento com déficit ou a confiança dos mercados. Toda a cartilha neoliberal tem apanhado no pêlo no país que mais a promoveu.

Ver todos os dias repetidos na imprensa e na opinião portuguesa argumentos que já foram desmanchados mil e uma vezes, na maioria das vezes pela própria realidade, demonstra bem o atraso intelectual dos nossos governantes, o seu conservadorismo arrogante que nem lhes permite sequer admitirem os próprios erros.

Se antes da crise, neoconservador e neoliberal eram conceitos diferentes, neste momento são coisas velhas e retrógadas, zombies que vão destruindo o que podem enquanto caem de podres.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: