The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Natação, em Pista e em Alcatrão

P1060640

Na semana passada tentei nadar pela primeira vez fora da piscina, na albufeira do Alqueva, entrando na água por uma velha estrada de alcatrão interrompida. Para mim, era uma sensação nova, a primeira vez que tentava nadar mais a sério ao ar livre. Caminhar pelo declive suave da estrada até deixar de ter pé, evitando escorregar no limo que cobria o alcatrão quente.

Pouco antes do Natal, fui obrigado a parar de correr por causa de uma lesão. Corria cerca de dez quilómetros por dia, na passadeira, gastando nisso 55 minutos já contando cinco de aquecimento ao início e de arrefecimento ao fim. Correr tinha-se tornado num hábito muito forte; parar durante semanas, talvez meses, parecia-me impossível. Tentei saltar à corda. Tentei a bicicleta fixa. Pensei em comprar uma bicicleta a sério, mas a dificuldade de a levar semanalmente entre Lisboa e Porto desencorajou-me (ainda não a comprei).

Acabei por tentar a piscina.

Nunca fui grande nadador, em parte por falta de interesse. Mantinha-me à tona, lentamente. Mas decidi investir naquilo, com a ajuda constante do Youtube e pontual dos senhores que guardam a piscina.

Comecei a gostar na exacta medida em que aquilo me era totalmente desconhecido. Obrigava-me a mexer, a respirar, até a ver, de modos completamente novos para mim. Demorei três meses, três a quatro horas por semana, a conseguir um crawl decente. Descobri que afinal não sabia nadar bruços. Tive a intuição, confirmada pela pesquisa histórica, que bruços e mariposa eram semelhantes, com a diferença maior que os braços voltavam à posição inicial abaixo e acima de água, respectivamente – ainda não consigo nadar mariposa.

Aprendi a reconhecer as diferenças entre os vários estilos de crawl. Gosto em particular do usado no triatlo, que usa muito menos as pernas, o equivalente em água a andar. Aprendi a variar a batida das pernas entre uma por braçada (distância) e três (velocidade).

Ainda não sou um bom nadador, acho que nunca serei, voltei à corrida mas já não consigo passar sem a piscina.

Um amigo meu, designer e nadador, chamou-me a atenção para a quantidade de designers que nadavam, enumerando uma curta lista. “Porque seria?”, acrescentou. Outro amigo meu, também designer e também nadador, já me tinha dado uma resposta possível enquanto boiava na pista ao lado: “A natação é mesmo um desporto para burros. É preciso sinais para tudo. Segue-se uma risca no fundo, vira-se quando se chega ao traço ou às bandeirinhas” É um desportoainda mais gráfico que o costume, dentro do mundo colorido e tracejado dos desportos. Talvez seja isso que atrai os designers. A mim quase me chegam os padrões no fundo, quando o sol entra pela clarabóia, e podemos ajustar a braçada pela nossa sombra.

Nadar na barragem era diferente. Percebi que sem as riscas no fundo a orientação era difícil, sobretudo no crawl. Ganhei o hábito de usar a estrada como pista, alternando entre o bruços para me afastar da margem e o crawl para voltar (era mais fácil ver quando o fundo se tornava mais raso).

Ouvia-se bem o som das vacas e das conversas dos poucos turistas transmitidas pelas águas e não era raro ser sobrevoado por cegonhas e garças enquanto nadava de costas, acompanhado por um enxame de libélulas cujas manchas na ponta das asas transparentes davam a sensação de três insectos voando em formação apertada, sem dúvida para confundir vítimas ou desencorajar predadores. Um dia até fotografei um lagostim que se aquecia talvez sobre o alcatrão e acabou por se afastar rapidamente de costas fechando e abrindo a cauda como um chicote.

P1060209

Filed under: Crítica

5 Responses

  1. Pedro diz:

    Caro Mário,
    Pensava que era de conhecimento público que água do Alqueva é de péssima qualidade, vem carregada com os esgotos urbanos espanhóis

    • Embora tenha verificado que a água da albufeira não é para consumo público (na Luz bebe-se água engarrafada), não encontrei nada que desaconselhasse a natação. São feitas lá regularmente provas de natação em água aberta de longa distância.

  2. Pedro diz:

    Caro Mário, desculpe a insistência, vivi vários anos no alentejo acompanhei estas questões de perto, a Edia (empresa que gere a Albufeira) criou um muro de silencio sobre a questão, infelizmente no Alentejo não se encara este problema mas ele existe, aconselho este artigo do publico: chttp://www.cna.pt/arquivonoticias/noticiasagricultura/2009/09-12-19_alqueva_publico.pdf

  3. Paciência. Dedicar-me-ei à bicicleta.

Deixe uma Resposta

Arquivos

Arquivos

Categorias

