The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Estratégias Portáteis

Zak-Kyes-Instagram

Alguns leitores contactaram-me a propósito de alguns pontos em relação ao texto de ontem sobre a imagem gráfica da Trienal.

O primeiro ponto tem a ver com a natureza do texto. Não é exactamente uma crítica de design nem de comissariado mas de um exemplo de como os dois interagem. Escrevi-o como uma espécie de transcrição da minha reacção à apresentação da Raquel Pinto – que apreciei bastante; foi fluente e informativa.

Contudo a clareza com que o processo foi apresentado também ilustrava como esse processo não era evidente ao comum dos mortais. Nem as suas partes menos felizes (falei delas ontem), nem as mais interessantes (é uma identidade bem feita, quase puramente tipográfica; não assenta num logotipo, a solução quase universal para as identidades gráficas).

Esta falta de evidência traz-me a outro problema recorrente das práticas curatoriais contemporâneas: a sua dependência da mediação de um insider para funcionarem, nem que seja uma simples visita guiada. Ver uma exposição comentada pelo comissário durante uma conferência de imprensa, por exemplo, não é algo que seja acessível ao comum dos mortais. Prefiro estratégias que sejam o mais “portáteis” que apresentem em si mesmas todo o comentário considerado necessário à sua compreensão.

O segundo e terceiro ponto: Os mupis sem informação foram os primeiros a aparecer, mais tarde fez-se uma versão com uma camada de informação por cima, como se pode ver na imagem. O design é da autoria do Zak Group, dirigido pelo designer Zak Kyes. A Raquel Pinto acompanhou e participou do processo em Londres, e agora a tempo inteiro durante a Trienal em Lisboa.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: