The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

“Que Se Lixem as Eleições” (versão Europa)

Hoje li isto no Público, e é do mais grave que tem vindo a lume nos últimos anos:

“Ao PÚBLICO, várias fontes europeias envolvidas no actual programa de ajuda falam da elevada probabilidade de um novo programa e sublinham que um eventual segundo resgate a Portugal será ainda mais duro do que o actual em termos de exigência de redução das despesas públicas e reformas económicas.

Este endurecimento resulta em grande parte da perspectiva das eleições legislativas de Junho de 2015, que levará as instituições da troika e os governos do euro a concentrar o essencial do ‘trabalho de casa’ no início do programa. As eleições ‘serão um elemento determinante’ na definição de um eventual novo resgate, referiu uma das fontes ou- vidas pelo PÚBLICO.

A lógica subjacente a esta opção é que, não sabendo o que acontecerá a seguir a Junho de 2015, os credores quererão garantir o cumprimento das medidas do programa com o actual Governo. Portugal também enfrentará uma alteração drástica do estado de espírito dos governos do euro, que até há pouco demonstravam uma boa vontade inabalável relativamente a um país que era visto, tal como a Irlanda, como cumpridor dos compromissos.”

O que se confirma efectivamente aqui é que um segundo resgate é o que interessa às instâncias de decisão europeias, bem como às nossas “elites”, porque ao contrário de um programa cautelar, um resgate obriga Portugal a cumprir o “trabalho de casa” se quer continuar a receber “ajuda”.

E para esta gente será necessário alcançar esse resgate o mais depressa possível porque durante ou depois das eleições já não se sabe o que poderá acontecer, e portanto é urgente privatizar o mais possível até lá, retirando com isso recursos e decisões do domínio público. O objectivo é que, chegadas as eleições, façam tão pouca diferença que nem se notem.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: