The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Saturado

Ainda bem que vim de “férias” descansado porque ainda só vou na terceira semana do ano lectivo e já estou com a disponibilidade mental que costumo ter no fim de Julho. O objectivo da reitoria e do ministério tem sido abrir o ano cada vez mais cedo, assim a aulas enfaixam-se pelos prazos atrasados das candidaturas do FCT, das entregas das dissertações de mestrado, da avaliação de papers para congressos, das reuniões de preparação do ano lectivo (que pode começar antes de estar preparado, como é óbvio). Mais valia começarem o ano lectivo em Abril: não funcionava na mesma, mas um ano lectivo de 17 meses ia finalmente mostrar que aqui em Portugal não se brinca.

Estou saturado. A minha vida tem mais prazos a acabar que a secção de iogurtes em desconto do Pingo Doce. E estou farto de andar a escravar na indústria da leitura que acompanha necessariamente a indústria da avaliação permanente e picuinhas na qual se transformou o Ensino Superior.

Tomei a decisão de não orientar mais ninguém este ano. O meu objectivo daqui para a frente é reduzir as orientações entre mestrados e doutoramentos a cinco. Quando abrir uma vaga, aviso.

Vou reduzir a participação em júris de avaliação de papers ao mínimo possível.

Com todo o respeito que tenho pelo esforço dos investigadores prefiro ler outras coisas. E prefiro ler sem ter um prazo para isso.

E, já agora: não respondo a inquéritos nem dou entrevistas para trabalhos de investigação. Aquilo que estou preparado para argumentar em público está escrito, e não é difícil de encontrar. Se não têm tempo para ler, não andem a roubar-me a mim esse tempo.

 

 

Filed under: Crítica

One Response

  1. Marco diz:

    Boa, Mário. Vivo constantemente a ouvir as mesmas lamúrias de colegas mais graduados. Haja quem tome uma atitude e diga não! Abraço

Deixe uma Resposta

Arquivos

Arquivos

Categorias

