The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Escrever Bem

Cada vez me enerva mais o “escrever bem” – o estilo por defeito da prosa portuguesa actual. E cada vez mais me enerva que se diga de alguém que faz bons textos de opinião que “escreve bem”. Não é a qualidade da escrita que interessa – João Carlos Espada escreve bem, José Manuel Fernandes idem e até João Miguel Tavares. O problema reside apenas na sua argumentação.

Há uns anos lembro-me de uns senhores no Café Piolho terem sublinhado a sua desconfiança no Bloco de Esquerda lembrando que “Eles nem usam gravata!” E o mesmo se diz em relação à escrita: “Nem sabe escrever!”

Não tenho paciência. Somos governados por um saco de falácias forrado com um bom fato e dicção impecável. Só isso devia servir de aviso.

Devido à falta de tempo, acabo por preferir textos claros e fluentes, mas a minha preferência síncera, esperançosa, tem ido para os que me obrigam a fazer pause, os que me interrompem o pensamento de maneiras novas.

Mas desconfio daquela maneira de ser vago que se chama por erro “poesia” –  só para dar um exemplo: o Gonçalo M. Tavares quando faz textos de intervenção. Boa escrita, alegórica mas por isso mesmo também um pouco genérica de mais para o meu gosto.

Tenho andado de volta dos ensaios de George Saunders. E de Kathy Acker. Jean Genet. Luiz Pacheco. Tom Wolfe. David Foster Wallace. E prefiro os textos do Daniel Oliveira quando ainda têm gralhas. Tenho preferido escrita que arranhe.

Filed under: Crítica

One Response

  1. Guy Amado diz:

    já agora, Gertrude Stein e Susan Sontag [não a ficção] podiam talvez juntar-se ali àquela malta…!
    😉

Deixe uma Resposta

Arquivos

Arquivos

Categorias

