The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

O Sistema da Moda

reagan

Quando entramos nesta crise, era certo que a esquerda não estava na moda, tanto a  jovem como a mais velha. Era bafienta, era a esquerda da cassete, que não mudava desde os anos sessenta. Diziam-nos que tudo isso estava para trás. Havia uma esquerda que era mais actual, que estava na moda, e com isso queria-se dizer que se devia parecer com a direita: Tony Blair, José Sócrates.

Hoje apanhei um texto certeiro de Pacheco Pereira a criticar o desprezo a que são votadas as pessoas que participam nas manifestações dos sindicatos. Termina assim: “Estes portugueses fora de moda e fora das modas, pelo menos tem o enorme mérito de sentirem um agudo sentimento de injustiça, eles que sabem mais da vida real, concreta, vivida do que todos os seus críticos juntos. Não é a eles que se pode dar lições de trabalho, nem de esbanjamento, nem de perseverança, nem de sacrifício. Pode-se discordar deles, mas merecem respeito. Pelo que foram, pelo que são e porque não se ficam.”

Há outras coisas que passam de moda. Hoje no Público, por exemplo, a primeira página revela-nos que Portugal vai ter os correios mais privatizados de uma Europa na qual 80% dos correios são públicos. É uma coisa experimental, portanto. Estamos por aqui muito mais à frente dos países que queremos alcançar. Como os Estados Unidos, onde se renacionalizam serviços públicos privatizados por razões de eficiência (na energia, por exemplo). Onde os estágios não-remunerados vão acabando, por terem sido alvo de processos legais por parte de antigos estagiários. Enquanto por lá cortar no Estado se começa a revelar como o absurdo que é (veja-se o sequestro republicano), por aqui ainda é a moda.

O neoliberalismo que nos governa é cada vez mais como encontrar umas calças de boca de sino a meio da década de 1980 – uma coisa fora de moda dentro de outra ainda mais fora de moda.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: