The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Subtilezas

Esta semana discutiu-se finalmente a necessidade da Europa tentar  uma inflação mais elevada, próxima dos 2%, para fazer face à crise. Como estratégia, teria bastantes vantagens em relação à austeridade actual.

Por exemplo, seria simples desvalorizar um salário, mantendo o seu valor de face. Ou seja, não seria necessário cortá-lo, o que é bastante mais penoso e tem que ser decidido caso a caso, contratualmente e legalmente, levando a uma perda legal de direitos. A inflação também atingiria todos por igual. Não haveria uma inflação para os funcionários públicos e outra para os privados. Depois, seria um incentivo ao investimento: se o dinheiro que tenho na mão vai valer menos daqui a uma semana, tenho mais uma razão para o gastar agora. Finalmente, se o Euro desvalorizasse, uma dívida em Euros valeria cada vez menos.

Mario Draghi parece começar a seguir discretamente esta solução, quando baixa as taxas de juro quase a zero e abre a possibilidade de medidas não convencionais à americana ou à japonesa. Discretamente porque inflação e austeridade opõe-se ideologicamente, e só sugerir mais inflação chateia as cabecinhas pensantes da Europa.

Para perceber como, bastaria ler a coluna de Rui Ramos no Expresso de hoje, onde lamenta que as políticas económicas de Draghi, aliviam a pressão sobre o governo português levando-o a esmorecer nas suas intenções de reformar o país – para Ramos, ainda nem começaram realmente a fazê-lo. O problema do Governo para Ramos ou (já agora) José Manuel Fernandes é que aplicam a austeridade com paninhos quentes.

Assim, vê-se bem que a austeridade nunca interessou muito para cumprir metas, mas pelo seu efeito secundário que é desmantelar e precarizar cirurgica e definitivamente certos sectores e classes. E nem se dão ao trabalho de o esconder.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: