The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Nas fronteiras da pachorra

Não sei se tenho mais ou menos paciência do que há uns anos mas sei que já não a vejo tanto como uma virtude. Há ocasiões em que já nem tento compensar a impaciência com tolerância, em que já não dou o benefício da dúvida. Muitas podem ser resumidas a situações em que alguém, usando como argumento a livre discussão e debate, e a necessidade de participar nele de ideias abertas e espírito democrático, propõe um limite muito óbvio às liberdades de outras pessoas. O “liberalismo” neoliberal  é talvez o melhor exemplo porque se trata de uma liberdade invocada para discriminar logo desde o primeiro momento. É uma liberdade semelhante à de deixar o racista ou o machista ou o classista fazerem discriminação activa e de criarem instituições para o praticarem. É uma liberdade que não é na sua natureza igualitária. Ou seja, é uma liberdade que quando é exercida limita de uma maneira radical a vida de terceiros.

Já se argumentou bastante nos Estados Unidos que o neoliberalismo dos anos 80 foi uma maneira de diminuir pela via económica e administrativa as vitórias políticas dos movimentos de direitos civis dos anos 60 e 70. Não manifestando discriminação directamente mas justificando-a pela negativa, dizendo que o oposto, a integração, não seria sustentável. É um racismo cobarde mas eficaz.

Aqui em Portugal, processos semelhantes são usados para corrigir os quarenta anos desde o 25 de Abril, apagando-os. Argumentando também que foram um devaneio insustentável. (É claro que o regime anterior durou pouco mais do que isso e pelo mesmo critério poderia ser considerado um deriva totalitária passageira.)

Por tudo isto não tenho paciência. Manifestar fé ou abertura de ideias quanto ao que não conhecemos é uma boa política; fazê-lo em relação a ideias que estamos fartos de conhecer e fartos de ver aplicadas e fartos de vê-las a falhar seria estupidez.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: