The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

The Good Wife

Não sei se já viram alguma vez a série The Good Wife. Parece um drama de advogados mas isso é só o pretexto. O seu tema é a política e, lá como cá, o escritório de advogados é um bom sítio para perceber como as coisas se passam, não apenas na política profissional, onde se fazem as leis, mas os modos como elas embatem na vida das pessoas. Todas as séries de advogados são sobre o conflito entre a aplicação da lei e a ética. Esta mostra isso através da encenação de clones de casos mediáticos, versões da Google, de Julian Assange, e a própria Good Wife do título é a mulher de um político apanhado num escândalo sexual. Não há “bons” óbvios nem “maus” óbvios — os aliados podem tornar-se em inimigos e voltar a ser aliados.

Mas onde é verdadeiramente inovadora é na maneira como lida com a tecnologia, o modo como twitters, facebooks e googles afectam a lei, a ética e a política. Por aqui se pode aprender como se faz spin na era da internet e como um adolescente vulgar tem acesso às mesmas ferramentas que um espião ou que uma campanha eleitoral profissional.

Um indício da importância da tecnologia é o modo como  é representada em termos gráficos. Às vezes, conta-se como um boato se espalha nas redes sociais (por exemplo) através de uma animação. Não se usa ou simula a imagem de um ecrã. Não se mostra o pixel. Usam-se gráficos de alta definição, onde o interface de um “facebook” ou de um “google” parecem (apenas por isso) mais afiados, mais perigosos.

Há séries um pouco mais histéricas no modo como representam a tecnologia: Sherlock, uma nova versão modernizada das aventuras do detective, onde os sms pairam em torno dos personagens como bafos num dia frio. Good Wife é mais discreta. Não tenta representar o exotismo da tecnologia. Representa os seus usos banais, criminosos, ofensivos e estratégicos.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: