The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

O Futuro

vision-in-motion

Há quatro anos, encomendei o meu primeiro livro em segunda mão pela internet, uma 3ª edição do livro póstumo de Lazlo Moholy-Nagy, Vision in Motion. Comprei-a na Amazon e chegou-me em Janeiro, atrasada devido ao Natal. Não me custou mais do que um livro de design novo. Desde então, mandei vir muitos mais . Ofereci o Vision in Motion como prenda de anos, trocando-o por uma primeira edição. A internet tornou-se para mim, inesperadamente, numa porta de acesso ao passado. Onde o preço não faça diferença, comecei a preferir a edição mais antiga. Gosto de perceber como os primeiros leitores de um livro o leram. 

Foi a net que me trouxe de volta às lojas de alfarrabistas. Já não as frequentava tão assiduamente desde os tempos de estudante, e o livro em segunda mão era um gosto determinado pela poupança. Habituei-me a encontrar o dono da loja ao computador, a introduzir livros em bases de dados, ou atarefado a enviar um volume para o estrangeiro. A internet, graças a sites como Abebooks ou a Amazon, juntaram os alfarrabistas numa rede. E quem diz alfarrabistas diz tudo o que possa ser enviado pela internet, tornando cada computador numa feira da ladra.

A maior consequência disso acontece na crítica: já não se trata apenas de chamar a atenção para as novidades mas também para uma história que é activa porque consumível.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: