The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

O Pior Governo Com a Excepção de Todos os Outros

Nesta semana, alguns comentadores mais ou menos pró-governo, certamente pró-austeridade, voltam a insistir que “não há alternativas” – falo de João Miguel Tavares e de José Manuel Fernandes. Pedro Lains vê nisso um bom sinal, de fim de ciclo. É capaz de ter razão, sobretudo porquê a opinião de JMF aparece no mesmo público onde António Vitorino lembra que o PS é o partido socialista europeu com mais intenções de voto nas sondagens. Eu não sou tão optimista.Porque a política do “não há alternativas” assume-se como natural, realista. Todas as alternativas são ilusões e facilitismo. A austeridade tem o monopólio do sacrifício virtuoso. É uma aposta num condição de permanente sacrífio. Num triunfalismo derrotista, onde o caminho para a riqueza consiste em aceitar a pobreza, o caminho para a vitória passa por uma corajosa derrota. Também aqui a Austeridade ocupa o lugar da democracia, tornando-se na “pior forma de governo com excepção de todas os outras”.

E é uma treta, claro. Há alternativas concretas, apresentadas diariamente. Que envolvem sacrifícios, claro. Algumas melhores ou mais convincentes do que outras. A história dá-nos pistas. No passado já houveram mecanismos semelhantes aos do Euro, que impediam a desvalorização interna obrigando a austeridade (falo do Padrão Ouro), com consequências terríveis. E também parecia que a alternativa seria um caos maior.

Cada uma das alternativas menosprezadas pelo governo e pelo seu coro grego tem os seus riscos e os seus sacrifícios, o que não as invalida de todo. Apenas desfaz a falácia que são discurso fátuo. Se o são, não é por terem sido tentadas e terem sido falhadas, mas porque um governo e uma ideologia que tentou e falhou se recusa a admiti-lo. E prefere ir ao fundo a admitir que errou. Ou, pior ainda, prefere esperar que a Europa mude de ideias para poder finalmente fazê-lo.

 

 

 

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: