The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Blogs e Poder

Nas últimas semanas, houve um sobressalto a propósito de política e blogs. Começou com a entrevista de Fernando Moreira de Sá, especialista na agitação política online, responsável pela ascensão de Passos dentro do partido e por uma ínfima parte da perseguição política a José Sócrates.

Não era novidade que há blogs políticos ligados aos partidos do governo, que são agressivos, que os seus membros acabam por ser promovidos a secretário de estado, assessor ou coisa assim. Já era alguma novidade que isso fosse organizado, que tivesse uma estratégia – lendo um blog de direita, o que fica é o ódio, simples, rápido e directo a tudo o que é público: Estado, erário, figura ou funcionário.

Uma amiga  que foi parar a um blog político disse-me que não lhe parecia que fosse de direita “porque não haviam caralhadas.” Para demonstrar o estilo a outra amiga, fomos até ao Blasfémias. Demos logo com um postzito a atribuir os maus resultados da Suécia no PISA à imigração, uma cambada que se tinha vindo colar ao êxito económico do país, entupindo as suas escolas de imigrantezinhos ignorantes: privatização, xenofobia, tudo elegantemente compactado numa espécie de haiku argumentativo – um título e um gráfico, mais nada.

Assumi imediatamente que seria fácil desmontar aquilo (e era, em geral é). Do lado do Blasfémias, respondeu-se com um relatório da OCDE demonstrando que realmente havia muitos imigrantes no sistema de ensino da Suécia. E que se os acusavam de xenofobia então os senhores da OCDE também eram.

Mas o argumento do Blasfémias baseava-se num relatório avaliando os países onde os imigrantes estão melhor integrados no sistema de ensino, e a conclusão inevitável é que, na Suécia, havendo muitos alunos de famílias imigrantes e tendo estes más notas, estão mesmo muito mal integrados. Como é óbvio não passa pela cabeça de alguém da direita privateer que a incapacidade para integrar imigrantes seja um defeito, tal como não passa pela cabeça de outra pessoa qualquer usar os piores resultados de um relatório sobre integração de imigrantes para dizer que um país até tem bons resultados se excluirmos os imigrantes que não consegue integrar. E que isso não é xenófobo. Categoria.

Como é evidente, é fácil perceber que o argumento é xenófobo. É mais difícil prová-lo. Não porque dê muito trabalho, mas leva sempre mais tempo argumentar do que grunhir.

E aqui voltamos aos blogs. A entrevista de Moreira de Sá mostra que e como a pandilha dos blogs chegou ao poder. E isso explica fenómenos de outro modo opacos como Bruno Maçães, que governa alegremente contra os interesses de grande parte do país, de metade da Europa (aquela onde estamos incluídos). Temos uma democracia dirigida como se fosse uma caixa de comentários de um blog de direita.

É particularmente deprimente, para quem anda nesta coisa dos blogs. Mas se a direita dos blogs chegou ao poder, na verdade a esquerda também, com gente como Rui Tavares, Daniel Oliveira, etc. Que escrevem e argumentam decentemente. Decentemente não apenas no sentido do estilo, mas ético e cívico. Não assentam as suas posições na exclusão “benéfica” de desempregados, emigrantes, e numa liberdade que é sobretudo a de poder discriminar à vontade e ainda ser subsididado para isso – para exemplos, leia-se Rui Ramos ou José Manuel Fernandes.

Para mim, são essas as diferenças entre esquerda e direita: discussão informada e que dá a quem lê e quem ouve todos os factos considerados necessários, e que o faz no plano da discussão e não do facto consumado; discussão que integra o maior número e variedade possível de pessoas, e não apenas o suficiente para que as coisas funcionem (se alguém vos diz que tudo está a correr bem, só é pena os desempregados, os doentes, os reformados, etc.; ou que estamos em pleno crescimento mas que isso ainda não se reflecte na vida do cidadão comum).

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: