The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Falar pelos mortos

Já estava para escrever isto desde que a família e amigos de João César Monteiro protestaram contra a possibilidade dos textos deste serem lidos por Poiares Maduro, argumentando que ele nunca o autorizaria. Não faço ideia. Não o conheci. Mesmo as pessoas que eu conheço fazem coisas inesperadas.

Irritam-me as posições de Poiares Maduro, mas não me chateia que ande a declamar textos de João César Monteiro. Antes pelo contrário, era da maneira que daquela boca saia alguma coisa de jeito. Impedir alguém, quem quer que seja, de ler um texto público quando e onde entender é um acto de censura. Não interessa se a censura é feita por boas ou más razões, continua a ser censura.

Nos meus momentos mais mal dispostos fantasio um filtro aqui no blog que deixasse toda a gente ler os meus textos menos meia dúzia de idiotas seleccionados, mas prefiro que o leiam, que venham cá fazer uma busca de vez em quando para saber se andei a dizer mal deles. Não tenho qualquer ambição de controlar o destino do que escrevo, de quem o lê e como. Acharia muito mal que a minha família o fizesse depois de eu morrer.

Se alguém discorda do que eu digo, está no seu direito. Se distorce para os seus próprios fins aquilo que eu digo, também. Mas tenha a consciência que quando escreve sobre mim, as palavras e a responsabilidade são suas. Não interessa muito que tenha ido tomar um café comigo ou que me conheça da escola, que seja da família ou o que quer que seja.

Há uma maneira simples de saber o que eu quero ou queria dizer: que é ler o que eu escrevi.

Enerva-me que se diga dos mortos que, se estivessem vivos, diriam isto ou aquilo.

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Arquivos

Arquivos

Categorias

