The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

“Boas Notícias”

A nova moda entre os comentadores pró-austeridade é acusarem os cépticos de mau perder. Dizem eles: Então a economia não está a crescer? Não aumentamos as exportações? Não saímos da recessão técnica? Até parece que preferiam que estivesse a correr mal?

Já muita gente referiu que o tal crescimento resulta sobretudo do abrandamento das medidas de austeridade; que as exportações aumentaram porque o PIB diminui. Ou seja, é discutível se este crescimento não poderia ser melhor com outras políticas.

O que já não é discutível é o facto de, para cada vez mais pessoas, isto não ser boa notícia nenhuma, quer corra bem, quer corra mal. Se a condição para o PIB aumentar é o meu salário diminuir ou eu perder parte da minha reforma, ou ser despedido, emigrar ou ter um vínculo mais precário, não há nada nas boas notícias que seja efectivamente uma boa notícia.

A minha contribuição para o aumento desse PIB é viver pior, e os ganhos serão de outros. Que provavelmente nem sequer pagarão tantos impostos como eu, porque grandes empresas e rendimentos são taxados de maneira cada vez menos. Daquilo que ganham com a maneira como a nossa sociedade está a ser reorganizada, muito pouco será canalizado para manter essa sociedade a funcionar a níveis mínimos. Ou seja, se o PIB cresce, pouco ou nada ganharei com isso. Antes pelo contrário.

 

Anúncios

Filed under: Crítica

One Response

  1. é novamente a relativização do mal…. e de que este governo é perito!!! ainda por cima a tendência de tapar o sol com a peneira e de atirar areia para os olhos!!! se nos últimos 10 semestres tivemos uma recessão de 1% em cada um, quer dizer que já estavamos a perder por 10 a 0. agora que marcamos 3 golos em 3 semestres, mesmo assim ainda continuamos a perder por 10 a 3…. e este governo vangloriza-se por serviços mínimos que não resolvem o problema.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: