The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Leituras de Natal

O Natal foi bom, com net pouca, lenta e coada pelo telemóvel. Não actualizei o blog. Voltei a comprar o jornal em papel e a ver as notícias pela tv. Tinha coisas sérias para ler mas preferi reler O Nascimento da Biopolítica, o seminário que Foucault dedicou ao neoliberalismo em 1979. Devia ser leitura obrigatória, sobretudo para os nossos comentadores qualquercoisóliberais que claramente nem daquilo que defendem percebem – explica, por exemplo, aquela aparente contradição de como um Governo neoliberal pode ser intervencionista e policial ao extremo.

Ao contrário do liberalismo clássico, não se trata de um liberalismo laissez faire (de todo) mas de um modelo de governação onde a função do Estado é assegurar a todo o custo a concorrência. Ou seja, a sua base não é a troca comercial mas a concorrência entre pessoas, produtos e sobretudo empresas. Esta concorrência não é vista como um estado natural das coisas distorcido pelo Estado Social, pela mutualismo, etc. mas é um objectivo a que devem ser devotados constantemente todos os recursos do Estado.

Daí, por exemplo, que a igualdade não seja concebível dentro deste sistema que joga tudo contra tudo. Parafraseando (mas não muito) um neoliberal alemão de antes da II Grande Guerra: “Só a desigualdade deve ser igual para todos”. Por este exemplo se percebe que muito do que é apontado como um problema ao neoliberalismo não é visto como tal pelos seus ideólogos. O que significa que a oposição a este sistema não pode ser uma negociação de pormenor mas deve ser uma rejeição total dos seus princípios. Uma boa maneira de começar seria promover modos de trabalho ou modos de estar não competivos.

Também me dediquei a reler Os Maias em versão kindle, com a grafia antiga e tudo. Uma boa experiência.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: