The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Cultura de Direita

Muito bom artigo, embora discorde de alguns pontos. Em particular: não me parece haver qualquer contradição entre liberalismo e conservadorismo (“Como pode a direita ser liberal na economia e conservadora nos costumes, ou vice-versa?”). O liberalismo económico, ao eliminar o Estado Social e o “socialismo”, coisas que a direita vê como distorções, permite a recuperação de valores como a família, a caridade, etc.

A redistribuição de recursos assegurada pelo Estado Social garante a mais indíviduos uma mobilidade social que não depende apenas da família, por exemplo, o que permite a manifestação pública e legal de modelos alternativos à família tradicional: o divórcio, a homossexualidade, a contracepção, etc. Note-se que, dentro do discurso da Direita não se nega propriamente a existência de nenhuma destas coisas, apenas não se concebe que tenham direitos iguais aos da família tida como tradicional – nega-se o casamento gay, por exemplo, apenas porque, ao chamar-lhe “casamento”, se põe em causa o casamento e a família tradicionais.

O ensaio evita o termo neoliberal – talvez porque é usado mais pela esquerda do que pela própria direita que, quando muito, o tolera. E é pena, porque uma compreensão maior do neoliberalismo como sistema de valores explica bem como a liberdade de mercado é sustentada por uma intervenção profunda do Estado sobre a sociedade. Não se trata de um Estado Social, claro, que regula a economia em si mesma, mas de um Estado neoliberal que regula tudo o que possa entravar essa economia. No fundo trata-se de recuperar o conservadorismo mas reescrito nos termos de um argumentário económico que o torna na aparência neutro, e menos abertamente político.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: