The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Sedimentos

Photo on 20-01-14 at 11.55

Para quem gosta de livros, do conteúdo mas também do aspecto, fazer mudanças é uma tarefa épica, mesmo  sem sair de casa, só mudar mobília de um quarto para o outro. Ainda me lembro quando só tinha uns duzentos livros, todos lidos de uma ponta à outra, alguns várias vezes. Agora, perdi-lhes a conta. Alguns lidos, outros apenas consultados, outros folheados.

Sebald descrevia nos Anéis de Saturno um escritório onde os papéis se acumulavam sobre as mesas e as estantes escorrendo como um líquido viscoso ou uma espécie de areia. Quando voltei do Alqueva neste Verão, sonhei que reparava, de repente, que as camadas de xisto partido que o corte das estradas deixava à vista eram na verdade uma infinidade de maços de livros, atados por cordas e mal cobertos pela terra e vegetação seca.

Mudar livros de sítio é uma tarefa próxima da geologia, perceber que aquela prateleira se formou por causa de um mestrado ou de um interesse por criptografia, que outra ainda apoia um projecto de investigação sobre ética que não chegou a acontecer – talvez ainda…

Encontrei revistas que guardei porque, a meio da década de noventa, anteviam o futuro do Euro. Encontrei o oposto de um livro perdido: um que se queria há anos ler, e afinal já estava numa estante aqui em casa.

 

 

 

 

Anúncios

Filed under: Crítica

One Response

  1. Susana Gaudêncio diz:

    Cuidado com as “Great Unconformity” !

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: