The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Idiotices

Não devia haver paciência para gente como Rui Ramos. Quase nem é possível comentar o seu espernear argumentativo: num minuto diz que a quantidade de bolsas é um desrespeito para a instituição do doutoramento, no outro já diz que há um respeito exagerado pelos doutoramentos e que portanto não são discutidos. Ainda critica não apenas a política mas a própria existência do FCT, no qual tem responsabilidades ao mais alto nível – o que nem sequer surpreende numa era onde temos governos que não acreditam no Estado. E, de bojarda em bojarda, conclui que o excesso de investimento em ciência leva ao obscurantismo.

O ideal para ele seria eliminar a maioria da investigação e das instituições do ensino superior, ficando apenas as sérias – mas como e com que critérios? Curiosamente, sai-se com uma crítica da visão utilitarista da investigação (enquanto se queixa do “despesismo”). Portanto, se a investigação não deve ser imediatamente útil, com que critérios? E, se aumentar a qualificação também não tem significado, com que critérios?

É um discurso vácuo e enrolado, que não surpreende (vindo de alguém que, na mesma coluninha de opinião do Expresso defendia regularmente e ao mesmo tempo a necessidade de exportar e um euro forte, por exemplo.) Mas a minha maneira de lidar com o discurso de Rui Ramos não é eliminá-lo. É dar-me ao trabalho de lhe apontar publicamente as contradições.

O investimento em ciência só parece excessivo para quem acha que há excesso de opinião pública. Tanto uma coisa como outra se resolvem com crítica, que dá trabalho, e não com censura prévia, que é fácil, rápida e ainda por cima barata. A maneira democrática de “resolver” a opinião e a investigação é com o máximo de opinião (e investigação) possível, não com o mínimo.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: