The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Bairros

1613936_10201579599157134_313310661_n

Nos últimos dias, o meu mural do facebook tem-se resumido a partilhas de críticas ao fct e a revelações de novas azelhices no concurso. Cada nova partilha acrescentando factos e argumentos à discussão. Pelo meio, aparece a captura de ecrã acima. Discutiu-se muito se o Loubet era real ou não. Se aquilo era sarcasmo. Não faço ideia.

O que isto me lembra é que uma boa parte dos meus amigos do facebook, tenho-os via escrita e via universidade. E é como um bairro. Percebe-se logo quando entra lá alguém ou alguma coisa de fora. E é muito raro sair de  lá. Calculo que haja morais do facebook radicalmente distintos do meu, com tendências e interesses tão diferentes das minhas que nem as consigo conceber.

Os do “lado de lá”, os Camilos Lourenços, José Manuel Fernandes ou Rui Ramos, terão o seu próprio facebook, o seu bairro, onde só circulam opiniões como a do Loubet, que para nós parece (e se calhar é) uma caricatura. Para ter uma ideia, basta visitar blogs como o Blasfémias, onde quanto ao Estado, ao ensino público, e à saúde, o dilema reside entre matar ou esfolar. Sítios muito diferentes, onde a importância da investigação, por exemplo, é muito relativa. Não é algo que nos possa ajudar a sair do buraco, mas um luxo que nos enterrou lá.

Às vezes visito essas paragens, onde cada minoria é considerada um lobby; onde obedecer à vontade da maioria seria populista. Onde se planeiam e se executam processos para corrigi-los e eliminá-los, secando-os por falta de fundos ou de sustentação legal. Faço-o para não me esquecer que há lugares onde os nossos princípios mais preciosos são considerados insustentáveis, irrealistas e fantasias. Para confirmar que a ciência, a saúde, a educação e a igualdade são coisas frágeis pelas quais não só vale a pena lutar, mas pelas quais se tem que lutar. São uma luta. Que pode e está a ser perdida.

 

 

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: