The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Ciência Acomodada

E mais outro idiota diz da sua justiça: para José Manuel Fernandes não, não se pode dizer que o Estado tenha cortado na ciência e, se virem bem, já no tempo do Sócrates se cortava na ciência, portanto mesmo que se estivesse a cortar, não faz mal. O problema (como de costume) são os acomodados, que se agarram ao emprego e, por isso não produzem. E as instituições académicas que não se financiam a si próprias, etc. Não há orçamento, etc. Vivemos acima dos meios, etc.

Já se sabe bem o que isto é: neoliberalismo, uma escola de pensamento económico ensinada nas universidades, patrocinada tanto por dinheiros públicos como privados desde há décadas, e que se tornou dominante, sabe-se lá porquê. Como doutrina científica, é fantástica, mas no sentido da ficção científica e da literatura fantástica: está cheia de previsões que nunca se cumprem e de trolls profissionais.

Aqui em Portugal, o neoliberalismo é aplicado quase sem oposição substantiva, com o apoio pleno da Troika. E é um falhanço completo: não acerta uma. E teve todos os meios e oportunidades para ser posto em prática. A pouca vitória que teve, o controle do déficit, por exemplo, foi conseguida contra os seus próprios princípios, através de impostos e não do corte da despesa. Através de manigâncias e truques de contabilidade.

Se querem cortar em ciência que não funciona, porque não começam logo por aqui?

Mas, lá está, o neoliberalismo é um mecanismo perfeito para alcançar o poder político, dando graxa numa escala industrial a quem tem mais poder económico: arranja mão de obra barata, retira financiamento a tudo o que possa ameaçar as suas ideias, e massaja o ego de empresários, banqueiros e investidores, demonstrando que o melhor que podem fazer pela sociedade é não pagar impostos e ficar cada vez mais ricos. Quem ainda defende esta “ciência” devia ter vergonha quando fala de investigação acomodada. Desde há décadas que não há factos ou maus resultados que a derrubem do poleiro. E só sobrevive porque tem amigos ricos.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: